* Investigação de si mesmo

Nunca se falou tanto em autoconhecimento como atualmente, julgo ser consequência do desacelerar obrigatório que estamos enfrentando. Podemos ter acesso ao tema através de material digital ou impresso: revistas, livros, vídeos, podcasts e etc. Para muitas pessoas, me incluo nesse grupo, olhar para si mesmo é checar a aparência e realizar o check-up médico anual. Aprendi que autoconhecimento é amar quem somos de verdade. O isolamento social nos colocou frente a frente com nós mesmos e com as várias camadas que construímos desde quando nascemos.

O isolamento social é uma oportunidade para iniciar o autoconhecimento, olhar para si com cuidado, atenção, carinho e amor. Identificar e compreender o que sentimos é tão importante quanto os sentimentos que compartilhamos com os outros.

Uma combinação de decepção amorosa + pandemia + isolamento social foram gatilhos para iniciar minha trajetória de autoconhecimento, é um exercício doloroso, diário e solitário. Reconhecer nossas imperfeições e limitações podem ser a chave para nossa evolução.

Amor-próprio não deve ser confundido com egoísmo, é importante ter consciência da nossa responsabilidade afetiva para com o outro.  

Dicionário On-line de Português * Significado de Autoconhecimento: substantivo masculino. Conhecimento de si próprio, das suas características, qualidades, imperfeições, sentimentos etc; que caracterizam o indivíduo por si próprio.

Publicidade

10 comentários sobre “* Investigação de si mesmo

  1. Nos amar é a melhor coisa que podemos fazer na nossa vida!
    Acredito que as relações em geral são muito melhores quando você entende a sua própria importância primeiro. E como você mesma disse, não é egoísmo, é algo necessário. Afinal não podemos disponibilizar para terceiros o que não temos em nós mesmos!
    Desejo muito força e amor para você 🌸

    Curtido por 1 pessoa

  2. VEM comigo! disse:

    “O isolamento social é uma oportunidade para iniciar o autoconhecimento, olhar para si com cuidado, atenção, carinho e amor. Identificar e compreender o que sentinmos é tão importante quanto os sentimentos que compartilhamos com os outros.”

    Basicamente tu resume o texto aqui. Gostei. 👏👏👏

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s